4.11.10
Recicle!
29.10.10
As mãos também merecem uma mãozinha
1.10.10
O idoso e o velho
30.8.10
24.8.10
Hmmmm!
17.8.10
Coloque tudo pra fora
12.8.10
O tempo
9.8.10
De onde vem a sua tensão?
5.8.10
Cada um na sua
3.8.10
Curso de Autoecologia
Vale a pena.
Todos possuímos uma natureza individual que, quando em expressão, nos conduz à felicidade, à plenitude, ao equilíbrio e ao sucesso. Todas as vezes que nos afastamos desta natureza perdemos energia. Todas as vezes que estamos em sintonia com esta natureza individual ganhamos energia.
A quantidade de energia disponível é o fator determinante em como experimentamos nossas vidas e que tipo de qualidade ela possui. Nossos relacionamentos, nossa saúde, nosso dinheiro e nossa capacidade de gerenciar o tempo estão em íntima relação com a quantidade e a qualidade de energia que temos disponível.
Encontrar formas de deixar de perder e de aumentar o ingresso de energia é portanto um fator vital de sobrevivência e de aumento da qualidade de vida e bem estar pessoal.
Ministrante:
Allan Lopes é criador da Autoecologia.
Geobiólogo, com formação na Espanha e Estados Unidos atua como consultor para lares e empresas saudáveis.
Autor do livro “Geobiologia - A Arte do Bem Sentir”;
Praticante de várias tradições milenares há mais de 18 anos;
Coordena grupos de estudo sobre Geobiologia, Autoecologia e
Geometria Sagrada por todo o Brasil;
Presidente do IBG - Instituto Brasileiro de Geobiologia;
Coordenador do Programa Estudante Sustentável IBG - UFMG;
Lidera grupos de visita a Lugares de Poder no Brasil e no exterior.
Coordena os sites de cursos de auto-aperfeiçoamento
www.sustentabilidadeadistancia.com.br e www.autoecologia.com.br
2.8.10
Respire!
29.7.10
Abrace uma árvore
27.7.10
Abra os olhos
23.7.10
Labirintos
21.7.10
Sshhhhh.....
20.7.10
Tire os sapatos!
19.7.10
18.7.10
Uma questão de ritmo
16.7.10
Qual é a graça?
15.7.10
Um pouco de alívio
Vamos por partes
14.7.10
Você sabe respirar corretamente?
Diferente das outras funções do nosso organismo, a respiração pode ser controlada. Isso significa que, assim como as emoções regulam a respiração, o contrário também é válido. A respiração é importantíssima, pois nos acompanha desde o momento em que nascemos até nosso último suspiro. Sua correta execução traz resultados imediatos.
Apesar de ser algo que fazemos 24 horas por dia, todos os dias, raramente prestamos atenção na forma como a respiração acontece. Com uma rotina corrida e stressante a maioria das pessoas acaba respirando muito superficialmente e a postura de trabalho, curvado sobre o computador, também não ajuda em nada, pois não dá espaço para os pulmões se expandirem de forma ideal e pressiona o coração ao mesmo tempo.
Faça um teste: sente-se de maneira correta, feche os olhos e observe sua respiração. Sem interferir, apenas observe. Veja quais são as partes do corpo que se movimentam e até onde o ar parece ir. Se você sente que apenas seus ombros e seu peito se movimentam está na hora de reaprender a respirar.
Se espreguiçar é uma delícia e relaxa!
Se espreguiçar ativa a circulação e libera hormônios responsáveis pela sensação de bem estar e ativação da memória. Dá mais disposição e ajuda a aliviar dores de cabeça causadas por tensão nos ombros e nuca. Também lubrifica as articulações e preserva a flexibilidade.
Que tal levantar da cadeira agora e dar uma boa espreguiçada?
Como relaxar?
Para relaxar precisamos levar em conta nosso dia a dia. De que adianta falar pra uma professora de dança que dançar relaxa? Não pra ela.
Então precisamos conhecer várias formas de relaxamento e ver a qual nos adaptamos melhor. Pode ser desde uma aula de meditação até uma corrida pelo parque. O importante é que possamos fazer essa atividade regularmente.
E quanto mais simples melhor. Se pra relaxar for necessário percorrer grandes distâncias, um monte de acessórios, condições muito específicas, pode ter certeza que não vai ser uma atividade regular por muito tempo.
Uma forma simples e segura de começar é prestar atenção à sua respiração. A respiração está diretamente ligada às emoções e se altera de acordo com nossos humores. Portanto, controlando a respiração podemos controlar nosso estado mental e disparar o comando de relaxar.
13.7.10
Curso de Reiki Tradicional nível 1
Eu recomendo o Anima Mundhy onde o Mestre Marcos Simões vai ministrar o Nível 1 nos dias 17 e 18 de julho. Mais informações aqui
Pesquisa comprova eficiência de exercícios respiratórios no controle da asma
Artigo completo no Folha.com
Quem precisa relaxar?
Todos os dias passamos por situações que geram vários tipos de impressões. Em casa, na escola, no trabalho, no trânsito... é uma lista infinita. Isso não significa que estamos o dia todo sob tensão, mas cada emoção que sentimos deixa sua marca. Por isso falamos em impressão, porque tudo que percebemos através dos sentidos fica impresso em nós. E o acúmulo de impressões impede que a mente se pronuncie em toda sua capacidade.
Faça um teste rápido. Feche os olhos, respire fundo e perceba suas pernas, seu tronco, seus ombros e seu rosto, nessa ordem. Se há tensão em algum desses pontos, incluindo a respiração, você precisa relaxar. Simples assim.
12.7.10
O que é relaxamento?
Relaxamento é um estado onde não há esforço, seja mental ou físico. Como o físico e o mental andam juntos, é certo dizer que as tensões mentais causam tensões físicas e vice-versa. O relaxamento interrompe esse ciclo e impede que vários disturbios orgânicos se instalem.
Alguns benefícios da prática regular de relaxamento são: maior clareza mental, equilíbrio emocional, redução da ansiedade, equilíbrio da respiração e aumento da energia para realização das tarefas cotidianas, entre muitos outros.
Pode-se dizer que o relaxamento é uma preparação para a meditação e sua prática deve ser regular. Não adianta acumular tensão a semana inteira e tentar relaxar tudo de uma vez no final de semana. Sinto desapontar, mas não vai dar certo. Dependendo do nível de stress pelo qual você passa durante a semana, dois dias não serão suficientes e alguém que esteja muito tenso não vai conseguir ficar parado durante tempo suficiente para aliviar todas as tensões. É melhor se programar para relaxar todos os dias por 5 minutos do que ficar dias esperando um momento propício que pode não aparecer.
O relaxamento é um ato consciente e que precisa da sua permissão para acontecer. Se você se permitir, ele simplesmente acontece. Como dormir.