17.8.10

Coloque tudo pra fora


Você já se irritou até ter vontade de gritar? E o que você fez? Gritou? Aposto que soltou, no máximo, um grunhido.

Você já ficou tão feliz que poderia gritar? E você gritou? Ou só fez um "uou!"?
Dizem que o grito nos permite reencontrar emoções esquecidas ou que pode exprimir emoções que não conseguimos transmitir verbalmente. Não sei se clinicamente funciona assim mesmo, mas que um grito vindo lá do fundo coloca um monte de coisas pra fora, coloca (ou, no mínimo, espanta quem está te incomodando). Depois de um bom grito a sensação é de leveza e até satisfação.
É claro que não dá pra gritar a qualquer hora ou em qualquer lugar, mas aprendi que dentro do carro é uma boa opção. Alguns outros lugares em que podemos gritar sem correr o risco de sermos mal interpretados são: durante uma partida de futebol, numa montanha russa, num show de rock ou numa aula de artes marciais, onde o grito, diz-se, leva ao auto-controle, desestressa, faz uma pessoa tímida ter desembaraço em público, alimenta o espírito de equipe e inspira liderança.
De todas essas opções, o carro ainda é a mais viável. Mas se você estiver precisando gritar agora, o sopro "Ha" é uma ótima alternativa.
Conhecido no Yoga como um pranayama (exercício respiratório) o sopro Ha limpa as vias respiratórias, refresca o sangue, combate depressão e desânimo e aquece as mãos e pés (ótimo em dias frios).

O movimento lembra o de um lenhador. Fique em pé com as pernas afastadas e os joelhos levemente flexionados. Entrelace as mãos e inspirando eleve os braços acima da cabeça. Segure a respiração por um instante, enquanto imagina tudo que quer colocar pra fora. Então, de uma vez, desça os braços e o tronco e solte o ar pela boca, produzindo o som Ha. Esse Ha deve vir lá do fundo, com força. E deve colocar pra fora tudo aquilo que você imaginou enquanto estava segurando a respiração. Repita mais duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário