9.8.10

De onde vem a sua tensão?


Uma vez um rei sonhou com uma raposa pulando pra cima e pra baixo no seu palácio. Acordou inquieto, chamou seus ministros e narrou o sonho. Ninguém sabia explicar o sonho e quanto mais a história se espalhava menos as pessoas compreendiam e mais irritado o rei ficava.
Frustrado, o rei resolveu recompensar quem trouxesse uma resposta e fez com que a notícia se espalhasse.
Um humilde agricultor voltava pra casa no final de um longo dia de trabalho dizendo pra si mesmo: "Que bom seria se eu soubesse decifrar esse sonho..." quando apareceu um lindo pássaro que prometeu lhe explicar o sonho em troca de metade da recompensa. O agricultor concordou e o pássaro disse: "O palácio é o símbolo do reino e a raposa é o símbolo da traição. A raposa pulando significa que há traição no reino. O rei deve ficar atento". O pobre homem agradeceu e partiu em direção ao palácio.

Chegando ao palácio o homem pediu para interpretar o sonho a sós com o rei e foi prontamente atendido. O rei ficou muito satisfeito com a explicação e o recompensou, considerando-o um sábio. No caminho de volta pra casa o agricultor se lembrou do pássaro e decidiu pegar um atalho para não dividir a recompensa.

Viveu feliz durante alguns anos, até que um mensageiro do rei bateu em sua porta e anunciou que outro sonho deveria ser decifrado e sua presença era requisitada. O homem, preocupado, pediu que o mensageiro lhe contasse o sonho e disse que estaria no palácio no dia seguinte. Dessa vez o rei havia sonhado com um punhal girando sobre o palácio. E depois de passar a noite inteira pensando em uma resposta sem encontrá-la, o jeito seria procurar o pássaro.

Depois de muitas desculpas, o pássaro concordou em interpretar o sonho em troca de metade da recompensa e disse: "O punhal é símbolo da violência e o palácio é o símbolo do reino. O rei deve ficar atento, pois há violência no reino". Ouvindo isso o agricultor agradeceu e correu para informar o rei que, muito satisfeito, lhe deu uma recompensa ainda maior que a primeira.
O homem retornava feliz para casa quando se lembrou do pássaro e pensou: "Não quero dividir o que é meu. Mas e se o pássaro descobrir e contar a verdade ao rei?" Na mesma hora apanhou uma pedra e escondeu no bolso. Assim que o pássaro se aproximou o homem atirou a pedra. Mesmo ferido, o pássaro conseguiu fugir.
O agricultor viveu feliz mais alguns anos, quando foi novamente procurado pelo mensageiro do rei. Dessa vez o rei havia sonhado com lindos carneiros brancos saltitando pelo palácio. Desesperado, o homem chorou a noite toda tentando decifrar o sonho. Sem encontrar saída, criou coragem e foi procurar o pássaro, que depois de ouvir muitas outras desculpas concordou em lhe ajudar em troca de metade da recompensa: "O sonho significa que a atmosfera está cheia de paz. O rei não tem nada a temer". O homem correu ao encontro do rei e voltou com uma recompensa ainda maior que as anteriores. Ao encontrar o pássaro, pediu perdão, ofereceu toda a recompensa a ele e disse que iria até sua casa buscar o restante que estava lhe devendo. O pássaro o impediu e disse: "Não o julgo por suas ações. Na primeira vez você me enganou, porque havia traição no ar. Da segunda vez me agrediu, porque havia violência no ar. Você é como qualquer pessoa comum. Poucos são os que não se deixam influenciar pelo espírito que domina o ambiente".


Suas tensões são suas mesmo? Ou você fica acumulando as tensões e preocupações do resto do mundo?

2 comentários:

  1. Muito bom. Na correria do dia-a-dia, dificilmente paramos para analisar com detalhes os fatos, muitas vezes sem a menor importância.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Não sei porque parou de escrever aqui... seus posts são muito bons.

    ResponderExcluir