2.8.10

Respire!


Na filosofia indiana do Yoga a parte que trata dos exercícios respiratórios se chama Pranayama, onde prana significa energia universal ou alento e yama significa controle. Portanto Pranayama é o controle do fluxo de energia ou do alento.
Sua função principal é oxigenar todo o corpo, captando, acumulando, distribuindo a energia e fixando-a em pontos específicos que precisem de mais energia. Alguns exercícios são bem simples e podem ser praticados por qualquer pessoa, enquanto outros são mais complexos e não devem ser praticados sem supervisão de um instrutor.

A respiração alternada (nadi shodana) é um Pranayama simples, que limpa o canal por onde circula a energia do corpo, equilibra os dois hemisférios do cérebro e serve como preparação para outros exercícios mais complexos.
Sente-se com a coluna ereta e acomode-se relaxando os ombros e o rosto. Usando a mão direita, bloqueie a narina direita e inspire pela narina esquerda. Em seguida bloqueie a narina esquerda e expire pela direita. Inspire agora pela direita e solte o ar pela esquerda, o que completa um ciclo. A troca de narinas é feita sempre de pulmões cheios. Comece fazendo 3 ciclos e vá aumentando um ciclo por dia até completar 11 ciclos.
Lembre-se que a respiração deve ser fácil, tranquila e passar de uma narina a outra com suavidade. E as sensações depois da prática devem ser de tranquilidade e calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário