24.8.10

Hmmmm!


Os alimentos podem influenciar muito na maneira como nos sentimos. Quem nunca atacou chocolates e doces em momentos de stress, teve uma onda de euforia apenas para cair em depressão e precisar de mais doces logo depois?
Pois é, o chocolate e outros alimentos ricos em açúcar, quando ingeridos, estimulam a produção de substâncias que promovem uma deliciosa sensação de bem estar. Infelizmente essa sensação dura pouco, no caso do chocolate, e pode afetar a concentração e levar a variações extremas de humor. O consumo excessivo de açúcar também pode causar vários outros danos à saúde.
Uma alimentação equilibrada e saudável ajuda a evitar o stress, mas existem alguns alimentos que estão associados a um efeito relaxante. A ingestão de carboidratos e do aminoácido triptofano estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que tem ação sedativa e calmante e é uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem estar. É o indutor natural do sono. Algumas outras substâncias como selênio e magnésio também atuam no equilíbrio do stress e agitação.
Aqui vai uma lista de substâncias responsáveis pela sensação de relaxamento, e os alimentos que as contém:

Triptofano - azeite de oliva, banana, chocolate amargo, aveia, linhaça, salmão, leite e derivados.
Selênio - castanha do pará, peixes, carnes, ovos.
Magnésio - vegetais verde-escuros, sementes de abóbora, manjericão, leguminosas.
Carboidratos - cereais integrais, massas, tubérculos, leguminosas.
Vitamina C - morango, laranja, acerola, goiaba.
Biotina - gema de ovo, fígado, soja, banana, brócolis, aveia.
O processo de escolher os ingredientes e preparar uma refeição saudável também pode ser muito agradável e relaxante. Sente-se num lugar tranquilo, coma devagar, mastigue bem os alimentos e aproveite o momento. Comer assim é quase como uma meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário