4.11.10

Recicle!

A reciclagem do lixo já faz parte do cotidiano das pessoas. As crianças aprendem na escola e os adultos fazem em casa e no trabalho. Se você recicla seu lixo, muito bem, continue cuidando do mundo exterior. Mas será que é só esse lixo que precisamos reciclar?
E o nosso mundo interior? Já parou pra pensar em quanto lixo a gente vai acumulando cada vez que deixa uma relação mal resolvida, um sentimento reprimido ou aquele ressentimento guardado?
É natural que, no dia-a-dia, tenhamos todos os tipos de pensamentos, emoções e sentimentos. O que não é natural é o apego que desenvolvemos em relação a eles. Como algumas pessoas que, só de lembrar, conseguem reviver aquela raiva que sentiram 10 anos antes. Ou outras que guardam mágoas e ressentimentos para sempre. Lembram de tudo, nos mínimos detalhes. E a pilha de lixo vai crescendo.
Precisamos colocar esse lixo para fora, porque cada um desses sentimentos negativos, nada mais é do que uma perturbação da mente, uma forma de stress. E para nos livrarmos desse lixo, o primeiro passo é identificar e reconhecer o que estamos sentindo. Só então poderemos transformar esse sentimento em algo positivo, focando no seu oposto, ou simplesmente vivendo no momento presente, como fazem as crianças que num momento estão chorando e dali a pouco já estão as gargalhadas, nem se lembram o que aconteceu, não se prendem ao que já passou.
O mais importante é não nos apegarmos. O stress é importante em alguns momentos, é ele que nos move rapidamente, dá aquela acelerada, mas ele não deve durar mais do que aquele momento e se prolongar indefinidamente. Para cada momento stressante deve haver um momento de relaxamento de mesma intensidade, exatamente como na Lei de Ação e Reação de Newton.
A tabela abaixo é um resumo do Alfabeto Emocional, desenvolvido pelo médico argentino, Dr. Juan Hitzig, depois de uma pesquisa sobre longevidade. As pessoas com condutas S vivem mais e melhor que as pessoas com condutas R. Portanto, comece agora mesmo a reciclar suas emoções R e transformá-las em condutas S.

Um comentário:

  1. Muito bom visitar seu blog. A consciência em um país mais limpo que respeite a natureza é dever de todos nós.
    Um abraço

    ResponderExcluir