29.10.10

As mãos também merecem uma mãozinha

As mãos tem o poder de criar, de curar, de confortar, de trabalhar, de expressar. Para algumas culturas orientais elas contem todas as partes do corpo representadas por pontos nas palmas, que podem ser estimulados para tratar órgãos e membros. Mas e se as mãos passam o dia todo fazendo movimentos repetitivos e limitados?
Nesse caso os músculos ficam tensionados, as articulações endurecidas e os nervos pressionados, causando desde dor até perda de movimentos. Antes que isso aconteça, experimente fazer alguns movimentos para alongar e relaxar as mãos e deixe que essa sensação se espalhe por todo o seu corpo. Repita cada movimento 5 vezes ou enquanto for confortável.

1. Feche as mãos em punho com o polegar por baixo dos outros dedos. Com os dedos apontando para a lateral, movimente o punho para cima e para baixo.
 

2. Feche as mãos em punho com o polegar por fora. Com os dedos apontando para baixo, movimente o pulso para cima e para baixo.

  
3. Enrole o indicador, levando a unha até a raiz do polegar. Repita com os outros dedos. Pressione a ponta de cada dedo com o polegar, dobrando a primeira articulação do dedo para dentro. Una a ponta do indicador e polegar e, com a ajuda da outra mão, coloque o dedo médio por cima do indicador, o anular por cima do médio e o mínimo por cima do anular. Desfaça e repita com a outra mão.

4. Fechar os dedos médio, anular e polegar na palma da mão, deixando o indicador e o mínimo esticados. Golpear levemente o dorso da mão com a outra mão aberta. Repetir com a outra mão.
  
5. Puxar cada dedo da raiz para a ponta. Massagear a palma da mão com o polegar.

6. Sobrepor uma mão à outra com as palmas voltadas para baixo e os dedos estendidos. Fazer rotações com os polegares no sentido horário e anti-horário. Trocar a posição das mãos e repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário