27.7.10

Abra os olhos

As pessoas tem passado cada vez mais tempo na frente do computador seja trabalhando ou se divertindo. O monitor não faz mal pros olhos, mas o fato de ficarmos muito tempo com o olhar parado, de piscarmos menos e de outros fatores como a posição do monitor e a iluminação ao redor podem causar um certo cansaço visual ou até a Síndrome da Visão do Usuário de Computador (CVS).
Os músculos oculares ficam tensos causando vermelhidão, ardência, coceira, sensibilidade à luz, etc. E qualquer pessoa que passe mais de 2 horas por dia na frente do computador pode desenvolver esses sintomas. Nesse caso o melhor é procurar um oftalmologista.
Podemos evitar esses problemas relaxando os olhos por 5 minutos a cada hora. Existem programas que podem ser baixados gratuitamente e lembram o usuário de descansar os olhos como o "Eyes Relax".
Também podemos proteger nossos olhos com práticas simples:
  • Lavar os olhos regularmente, principalmente quem usa maquiagem. Encha óculos de natação com soro fisiológico, encaixe nos olhos, vire a cabeça pra trás e pisque os olhos dentro do soro.
  • Fechar os olhos de frente para o sol e virar a cabeça de um lado para o outro lentamente. Parar, piscar algumas vezes sem olhar para o sol e repetir.
  • Movimentando só os olhos, imaginar um relógio em frente e, inspirando, olhe para cima (12h) e expirando olhe para baixo (6h). Inspirando olhe pra direita (3h) e expirando pra esquerda (9h). Faça uma volta completa no sentido horário e outra no anti-horário. Repita cada movimento 3 vezes, pare, pisque algumas vezes. Aqueça a palma das mãos esfregando uma na outra e coloque em forma de concha sobre os olhos por alguns momentos.
  • De olhos fechados, respire imaginando que o ar entra pelos olhos e sai pelas narinas. Repita 5 vezes e faça no sentido inverso.
  • Compressas frias de chá de camomila ou rodelas de batata tem efeito calmante e são ótimos para olhos cansados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário