20.7.10

Tire os sapatos!

Não tem nada melhor que chegar em casa no final do dia e tirar os sapatos, não é? Passar o dia todo de pé ou sentado, usar salto alto ou sapato que aperta, andar muito, correr... chega uma hora que os pés começam a pedir socorro.

Os pés são nossa base, é a partir deles que nós crescemos e sobre eles nos equilibramos. De acordo com a reflexologia, nossos pés representam um microcosmo do nosso corpo. Nele estão representados órgãos, glândulas e outras partes do corpo. Sendo assim, relaxando as tensões acumuladas nos pés, relaxamos o resto do corpo todo.
Você pode receber uma massagem em lugares especializados, mas também pode fazer muito por eles em casa mesmo.
Tire os sapatos e caminhe descalço sentindo o contato da sola dos pés com o chão. Depois faça alguns alongamentos para os pés e tornozelos:
Fique de joelhos com os dedos dos pés revirados. (fig. 1)
Estique os pés e sente-se sobre os calcanhares. (fig. 2)
Mantenha os dedões unidos e afaste os calcanhares, sentando-se entre eles. (fig. 3)
Por último sobreponha o pé direito sobre o esquerdo e repita com o outro pé. (fig. 4)
Permaneça nas posições por quanto tempo for confortável, sem forçar. Se sentir cãimbras pare.
Outra dica deliciosa é fazer um escalda-pés. Existem vários produtos e aparelhos próprios para os pés ou você pode simplesmente fazer assim:
Coloque em uma bacia bolinhas de gude, pedrinhas arredondadas ou mesmo feijão cru. Acrescente água quente e óleos essenciais (2 gotas são suficientes) ou infusão de ervas. A camomila acalma, o capim limão e a lavanda relaxam, a calêndula hidrata, o alecrim revigora, hortelã refresca e menta ou eucalipto tiram a sensação de cansaço e peso. Você também pode acrescentar sal, que ativa a circulação e reduz o inchaço. Fique com os pés na água por 15 a 25 minutos mantendo a temperatura aquecida. Complete com uma massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário