19.7.10

Um teste rápido

Feche sua mão em punho e aperte com força, enquanto conta até 10.



Você prendeu a respiração? Pois a maioria das pessoas sente que isso acontece quando está sob alguma forma de stress. Essa reação é exatamente a que devemos evitar; precisamos aprender a relaxar nos momentos de stress para podermos reagir melhor.
O stress não é tão ruim assim. Em situações de ameaça física ou emocional é ele que ativa a reação de luta ou fuga, necessária para uma resposta rápida. Nessa situação a frequência cardíaca dispara, prendemos a respiração e os músculos se contraem.O problema é que nem todas as situações exigem uma reação tão radical, mas nós não fazemos essa distinção e acabamos sempre em estado de alerta, seja por um acontecimento do trabalho, um problema na familia ou mesmo o trânsito.
Não damos tempo do nosso corpo se recompor e voltar ao equilíbrio, o que pode causar pressão alta, respiração curta, dores musculares, insônia e vários outros problemas. Essa tensão vai se acumulando e fica cada vez mais difícil relaxar. Em algumas situações descansar não é suficiente pra soltar os músculos e alguns exercícios de alongamento podem ajudar.
A respiração consciente é outra grande aliada.
Se você já sabe dar um ritmo pra sua respiração, experimente esse exercício: expire no dobro do tempo que inspirar. Por exemplo, se você inspira contando até 4, expire contando até 8. Encontre o ritmo mais confortável pra você. E imagine toda a sua tensão saindo junto com o ar. Permita-se relaxar e voltar ao seu equilíbrio natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário