12.7.10

O que é relaxamento?

Segundo o Aurélio relaxamento significa "Relaxação com diminuição da tensão mental, e consequente sensação de repouso". E o Michaelis define relaxar como "Afrouxar, distender, repousar, descansar, abrandar, suavizar, perdoar a, absolver, distender-se, acalmar-se, deixar de esforçar-se".
Relaxamento é um estado onde não há esforço, seja mental ou físico. Como o físico e o mental andam juntos, é certo dizer que as tensões mentais causam tensões físicas e vice-versa. O relaxamento interrompe esse ciclo e impede que vários disturbios orgânicos se instalem.
Alguns benefícios da prática regular de relaxamento são: maior clareza mental, equilíbrio emocional, redução da ansiedade, equilíbrio da respiração e aumento da energia para realização das tarefas cotidianas, entre muitos outros.
Pode-se dizer que o relaxamento é uma preparação para a meditação e sua prática deve ser regular. Não adianta acumular tensão a semana inteira e tentar relaxar tudo de uma vez no final de semana. Sinto desapontar, mas não vai dar certo. Dependendo do nível de stress pelo qual você passa durante a semana, dois dias não serão suficientes e alguém que esteja muito tenso não vai conseguir ficar parado durante tempo suficiente para aliviar todas as tensões. É melhor se programar para relaxar todos os dias por 5 minutos do que ficar dias esperando um momento propício que pode não aparecer.

O relaxamento é um ato consciente e que precisa da sua permissão para acontecer. Se você se permitir, ele simplesmente acontece. Como dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário