15.7.10

Vamos por partes

Antes de fazer qualquer exercício respiratório é importante conhecer sua própria respiração e sentir como ela acontece.

A respiração e os exercícios respiratórios são tratados de várias formas diferentes por uma enorme variedade de linhas: Medicina, Educação Física, Budismo, Fisioterapia, Yoga, etc. As nomenclaturas vão desde nomes em Sânscrito e Pali, até termos extremamente técnicos.
Para facilitar vamos dividir a respiração em três faixas e chamar de respiração baixa a que acontece da cintura pra baixo, respiração média a que acontece entre a cintura e a altura do coração e respiração alta a que acontece da altura do coração pra cima.
Em pé ou sentado com a coluna estendida, coloque as mãos em cada uma das faixas e sinta o movimento de sanfona que acontece quando o ar entra e sai. Tente isolar cada faixa e sinta o movimento também nas costas.
Cada faixa de respiração tem seus efeitos e vantagens. A respiração baixa é ótima para quem tem insônia e para eliminar o cansaço diário. A respiração média ajuda a equilibrar as emoções e a respiração alta ajuda a liberar a tensão nos ombros e a oxigenar a cabeça.
Faça entre 5 e 10 ciclos (inspiração + expiração) em cada faixa e descance.
Não respiramos assim normalmente, mas com treino e conscientização podemos melhorar a qualidade da nossa respiração espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário