23.7.10

Labirintos

O labirinto é um símbolo ancestral utilizado para meditação e orações que une um círculo a uma espiral, formando um caminho que representa a viagem ao seu eu interior e seu retorno ao mundo. Seria um correspondente ocidental às mandalas orientais.

A figura do labirinto é comum nas mitologias grega e romana e na Idade Média era usado como alternativa às peregrinações a Jerusalém. Várias catedrais pela Europa tem o desenho de um labirinto próximo à pia batismal, simbolizando nossos primeiros passos pelo caminho espiritual. Os peregrinos faziam a viagem até uma dessas importantes catedrais e percorriam o labirinto até o centro e de volta pra fora. Caminhar pelo labirinto pode significar uma iniciação, um despertar.
Os dicionários definem labirinto como uma rede de caminhos cruzados, de onde é difícil sair, mas, na verdade, existem dois tipos de labirintos. Os "Dédalos" (em inglês: maze) são os labirintos cheios de caminhos sem saída com a função de confundir quem os percorre e tenta chegar ao centro. Seu nome vem de Daedalus, arquiteto grego que desenhou o labirinto de Creta para prender o Minotauro. O "Labirinto" (em inglês: labyrinth) tem apenas um caminho que leva até o centro e ensina sobre centramento. Suas voltas pra direita e esquerda equilibram os dois hemisférios cerebrais.
O desenho acima representa o labirinto desenhado no piso de pedra da catedral de Chartres, perto de Paris. Tem 11 voltas onde 10 representam a divindade e 1 representa a força, a compreensão da espiritualidade.
O labirinto abaixo tem 7 voltas que estão associadas aos 7 mais conhecidos centros de poder (chakras) do corpo.
Independente de toda simbologia envolvida, podemos percorrer o labirinto com vários objetivos: equilíbrio e centramento, conexão com o eu superior, aumento da percepção ou experimentar energias. E quando chegar ao centro podemos relaxar, meditar ou até encontrar respostas.
Escolha seu labirinto. Basta clicar sobre a imagem, imprimir e percorrer o caminho com o dedo.

Ou desenhe o seu próprio labirinto.

3 comentários:

  1. Oi Rê, tudo bem? É o Bruno do curso da Tania.
    Demais seu blog! Entrei uma vez para conferir e já deixei nos meus favoritos. Muitos têm me ajudado com atividades no dia-a-dia.
    Um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno, super obrigada! Que bom que as dicas estão ajudando!

    ResponderExcluir
  3. muito interessante! imagina percorrer um desses em escala humana, caminhando...

    ResponderExcluir