5.8.10

Cada um na sua


Atualmente somos pressionados o tempo todo. Pressionados pra sermos magros, saudáveis, seguir a última moda nas roupas, sapatos, cabelos, celulares, carros, aulas de ginástica, computadores, etc. Precisamos trabalhar como loucos para obter e manter tudo isso e também devemos relaxar.
É um círculo vicioso que se alimenta e cresce como uma bola de neve, porque quanto mais trabalhamos, mais compramos e quanto mais compramos, mais temos que trabalhar. Não acaba nunca. E não há problema algum em participar desse processo se você tem consciência dele e se sente bem assim. Mas se você se sente frequentemente sem saída, em situações desesperadoras ou simplesmente não está aguentando a pressão, vale a pena reavaliar seus conceitos.
O relaxamento entrou nesse ciclo como uma válvula de escape, mas logo foi engolido e se tornou mais uma forma de pressão, basta ver a quantidade de escolas de yoga, pilates e cursos de meditação que pipocam por aí prometendo equilíbrio. Já ouvi várias vezes: "Você não faz ioga? Devia, todo mundo faz!".
Relaxar é muito importante, não importa o que você faz. Mas tem que ser prazeroso, tem que ser realmente relaxante. Não é porque o vizinho relaxa fazendo tricô que o mesmo vale pra você. Cada pessoa tem que achar o seu modo de acalmar os pensamentos e se desligar das tensões diárias. Pode ser correndo, pintando, cozinhando, meditando, dançando ou qualquer outra atividade diferente da que fazemos no nosso dia-a-dia.
As aulas de relaxamento realmente funcionam pra maior parte das pessoas, mas e as que não gostam ou não conseguem parar deitadas no chão? Se esforçar pra relaxar não adianta, ou a gente faz força ou relaxa. Impossível fazer os dois ao mesmo tempo. Os exercícios de respiração funcionam pra todo mundo, desde que sejam praticados regularmente. Mas algumas pessoas, geralmente as que mais precisam, acham chato.
Então vale a pena experimentar formas diferentes de relaxar até encontrar aquela que realmente funciona pra você. Depois disso:
quanto mais se pratica, mais fácil fica
quanto mais fácil, mais agradável
quanto mais agradável, mais relaxante
quanto mais relaxante, mais eficiente e
quanto mais eficiente, mais nos motiva a praticar. Criando, assim, um novo ciclo bem mais saudável e que relaxa de verdade, e não só porque o vizinho falou que é bom ou porque está na moda.

Um comentário:

  1. Anônimo6/8/10 11:00

    Re, o relaxando de hoje esta bárbaro.
    A sua ideia foi ótima.
    Bjs
    S.

    ResponderExcluir